ENÉAS LOUR É ATOR, DRAMATURGO, CENÓGRAFO E DIRETOR TEATRAL

23 de fev. de 2011

A PEDRA DO PEABIRU



Em 2006 percorri quase 6.000 km do
Caminho do Peabiru,
essa ancestral rota de ligação entre
o Pacífico e o Atlântico
que foi utilizada pelos povos
que habitavam esta região do mundo.


Acompanhado do amigo
e antropólogo Blas Torres
visitamos várias aldeias onde hoje
sobrevivem os descendentes daqueles povos.

Com apoio do MinC e da FUNARTE
pudemos realizar uma pesquisa
para a criação de um texto dramatúrgico.

Hoje, passados 05 anos,
 ainda estou escrevendo a peça teatral,
(tarefa bem difícil!)
e, também,
um livro ficcional sobre este
"caminho mágico dos guaranis".




Um caminho que nos conduz pelo nosso interior.

 

 Percorrer este caminho foi
uma grande experiência para mim.
Apendi muito sobre mim mesmo
e sobre a sabedoria desse povo mágico:
os Guaranis.








A Pedra do Peabiru,
que batizou o meu livro,
existe mesmo, está lá,
aflorada da terra com seus entalhes enigmáticos,
sua "escrita" intrigante e inacessível.

Um bom mote para escrever um livro.

Enéas lour


Um comentário:

Unknown disse...

Boa Tarde Enéas,

Sou Gustavo, motociclista e jornalista e estou realizando uma pesquisa sobre o Peabiru pois moro em São Vicente/SP e farei o Caminho do Peabiru até Machu Picchu de moto, porém estou encontrando dificuldade para estabelecer um roteiro acertivo no Paraguai, poderiamos conversar a respeito? Gostaria de saber quais cidades nio Paraguai sua expedição passou, me seria de grande ajuda!
Meu e-mail é gustavo_diassantos@yahoo.com.br
Abraços e grato por sua atenção,
Gustavo