ENÉAS LOUR É ATOR, DRAMATURGO, CENÓGRAFO E DIRETOR TEATRAL

7 de jan. de 2010


Medida governamental institui
cotas de exibição
para o Cinema Brasileiro


Uma medida do governo instituída no fechamento do ano de 2009 poderá abrir uma nova etapa para o cinema nacional. Em 2010, as salas de cinema do país deverão exibir dois filmes brasileiros diferentes e fixar 28 dias de exibição, conforme determina a lei batizada de “Cota de Tela”, regulamentada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).


A proposta tem por objetivo promover a auto-sustentabilidade e elevar a produção da indústria cinematográfica.


Com isso, conforme a redação do Decreto nº 7.061/2009, ficam obrigadas pelo cumprimento da medida as empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias pertencentes à mesma empresa exibidora e que integrem espaços ou locais de exibição pública comercial localizada num mesmo complexo.


Segundo a direção da Ancine, a idéia é estabelecer maior planejamento entre os segmentos de produção e de exibição do audiovisual, como é feito pelos estúdios norte-americanos.

A quantidade de dias e de filmes deverá variar de acordo com o número de salas em cada complexo. Os grandes complexos, por exemplo, terão uma cota de 64 dias e terão de exibir até 11 filmes nacionais diferentes.

www.guata.com.br

------------------ o ------------------

Nenhum comentário: